11 de setembro de 2020 de 2020

Facebook Pinterest Twitter Whatsapp

Velocidade x Equipamentos: a velocidade de sua internet é compatível com seu computador?

#RenovareExplica

Quando você utiliza seu computador para conectar à internet e a navegação está lenta, existem diversos fatores que podem ocasionar este problema, e eles podem ir além de problemas no sinal de sua banda larga. Existem casos em que seu computador pode sofrer com problemas de desatualização, defeitos no hardware ou drivers, ou até mesmo estar defasado em relação à tecnologia de internet que você assina em sua casa ou trabalho.

Digamos que você entrou em contato com o provedor, e segundo ele, o seu sinal de internet está sem nenhum problema aparente. Que tal fazer alguns testes e tomar algumas medidas que podem otimizar o funcionamento do seu computador para navegar melhor?

Aplicativos:

Dependendo do computador, é comum que os sistemas operacionais fiquem rodando diversos (em certos casos, até DEZENAS), de aplicativos no plano de fundo, e isso pode consumir uma boa fatia da sua banda de navegação. Programas como uTorrent, OneDrive e antivírus constantemente se conectam à internet para baixar dados e pacotes de atualização, podendo "roubar" a sua velocidade de navegação. Para evitar isso, verifique seu sistema operacional para saber quais são os programas que estão rodando e desabilite aqueles que estão desnecessariamente consumindo sua banda de internet.

No Windows, basta clicar com o botão direito sobre o ícone de janela, no lado esquerdo inferior, Gerenciador de Tarefas e escolher a opção Inicialização (ou Startup) -- lá será possível ver os programas que são inicializados com o sistema. Já no Mac vá em Preferências de Sistema > Usuários & Grupos > clique no usuário e escolha os programas de inicialização.

Para corrigir os desperdícios, use o "Gerenciador de Tarefas" no PC ou ou o "Monitor de Atividade" no Mac. No Windows, basta dar um Ctrl + Alt Del e clicar na opção Gerenciador de Tarefas, ou usar o Ctrl Alt Esc para abrir o gerenciador diretamente. No Mac, vá ao Finder e clique,nessa ordem, em Aplicativos > Utilitários > Monitor de Atividade. Verifique se sua memória RAM não está sendo perdida com coisas que você nem mesmo sabe que existe.

Seu navegador também pode ser a razão de uma conexão lenta. Se você utiliza o Chrome, por exemplo, e abre diversas abas simultaneamente ou possui diversas extensões, elas podem também estar consumindo parte de sua internet. Para isso, desative plugins desnecessários e feche as abas que não estiver utilizando. Se quiser acessá-las depois, é melhor salvar o link.

‘Ladrões’ de banda larga:

Por falar em aplicativos, também vale a pena procurar pelos "ladrões" silenciosos de conexão, os malwares. Eles podem se manter ativos em segundo plano, sem você perceber, mas usando a sua internet para trocar informações constantemente. Para encontrar um desses em seu sistema, procure um programa como o Malwarebytes. Além de ajudar a proteger de futuras ameaças, ele fará uma avaliação rápida para detectar e bloquear programas maliciosos.

Hardware:

Além de todas estas questões de software, outra explicação para a internet lenta que pode não ser culpa do provedor, é o próprio hardware de seu computador, ainda mais se ele for aquele seu PC "antigo de guerra". Dependendo da placa de rede ou de sua porta de conexão, ele pode não ser compatível com toda a velocidade de banda fornecida pelo seu modem, limitando a velocidade máxima de internet que ele utiliza. Outra possiblidade é que seu computador precise atualizar seus drivers de rede.

Para saber se seu computador está defasado em relação à tecnologia de internet que você utiliza, experimente testar a velocidade em um computador mais recente. Faça o teste ligando um cabo de rede aos computadores e observando se existe diferenças na medição de rapidez do sinal.

Siga nossas dicas e fique de olho em seu computador. Com isso você poderá aproveitar ao máximo a sua conexão. E se você precisar de apoio técnico ou suporte para otimizar sua velocidade, conte com nosso time de especialistas!

No nosso próximo post, vamos falar deste mesmo assunto, só que para outros dispositivos: como você pode aproveitar ao máximo a sua conexão, com o seu dispositivo móvel (celular, tablet e outros)? Aguarde.

Outras Notícias

Renovare Telecom patrocina plantio e cultivo de árvores com o Projeto Arborizar

Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore, momento de refletir e pensar em nossas ações para cuidar do meio ambiente e pensar na importância dele em nossa qualidade de vida. Desde 2019, a Renovare é empresa parceira do Projeto Arborizar, iniciativa que promove o plantio e cultivo de árvores em áreas urbanas...

21 de setembro de 2020 de 2020

Renovare abre nova loja em Morro Reuter

A Renovare Telecom está expandindo a sua rede de lojas físicas, para melhor atender seus clientes. Agora a empresa conta com uma nova unidade de atendimento em Morro Reuter, bem no centro da cidade, na Rua Travessão, 170, loja 05.Com a chegada em Morro Reuter o foco é ter maior proximidade com os clientes...

01 de setembro de 2020 de 2020

Renovare já arrecadou mais de 1 tonelada e meia de alimentos em doações da Campanha Conexão do Bem

Doações estão sendo entregues a importantes entidades assistenciais nas regiões de atendimento.

24 de agosto de 2020 de 2020

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Se você estiver de acordo, basta que continue a navegar no site. Para mais informações, acesse nossa política de privacidade.